O aleitamento materno agrega benefícios tanto para o bebê, quanto para a mamãe. É um alimento essencial para o crescimento e desenvolvimento da criança, além de contribuir para o vínculo da mãe com o bebê. Segundo a Organização Mundial de Saúde, o aleitamento materno deve ocorrer de forma exclusiva e em livre demanda do nascimento até os 6 meses de idade da criança. E ser de forma complementar até a criança completar os 2 anos de idade ou mais.

O leite materno possui todos os nutrientes que o bebê irá precisar para o seu crescimento e desenvolvimento. Contribui com a hidratação, digestão, e ainda, protege a criança contra alergia, doenças infecciosas e, reduz a mortalidade infantil. As mamães também se beneficiam com o aleitamento materno, porque, além de fortalecer o vínculo entre os dois, protege a mamãe contra alguns tipos de câncer e doenças. A proteção pode chegar até 25% contra o câncer de mama e do colo do útero, segundo o pediatra Dr. Moises Chencinski.

Posicione o bebê de forma correta

Segundo o site Tua Saúde, existem diversas formas para realizar uma amamentação efetiva, segura e confortável. Trouxemos aqui algumas delas.

1. Deitada na Cama

(imagem retirada da internet)

Esta posição é muito cômoda para a mãe e para o bebê, sendo especialmente útil durante a noite ou quando a mãe está muito cansada.

Deve-se oferecer a mama que está mais próxima do colchão e, para que a mãe fique mais confortável, pode-se apoiar a cabeça no braço ou numa almofada amamentação.

2. Sentada com o bebê no colo

(imagem retirada da internet)

Nesta posição deve-se colocar o bebê deitado no colo e sentar confortavelmente numa cadeira ou sofá. A posição correta consiste em colocar a barriguinha do bebê encostada na da mãe, enquanto o bebê é segurado com os dois braços por baixo do seu corpinho. Pode utilizar também uma almofada amamentação para este momento ficar mais confortável.

3. Cavaleiro(a)

(imagem retirada da internet)

O bebê deve ficar sentado numa das coxas, de frente para a mama e a mãe poderá segurá-lo, apoiando suas costas. Esta posição é ideal para bebês com mais de 3 meses e que já seguram bem a cabeça.

4. Amamentado gêmeos

(imagem retirada da internet)

Amamentar gêmeos ao mesmo tempo é uma ótima forma de economizar tempo à mãe porque os bebês passam a mamar ao mesmo tempo e, consequentemente, a dormir nos mesmos horários, permitindo que a mãe tenha mais tempo livre.

 

Saiba qual é a “pega” correta

Existe um jeito correto, efetivo, seguro e confortável para a realização da pega. Ou seja, a maneira correta de como a boca do bebê encontra com a mama da mãe. Segundo a enfermeira pediatra Patrícia Furukawa, grande parte da aréola deve ficar em contato com a boca do bebê e não apenas o mamilo. O queixo da criança tem que ficar encostado com o seio da mamãe. A barriga e o tronco do bebê ficam voltados para a mamãe. Os lábios da criança ficam voltados para fora. A boquinha do bebê fica aberta, com o formato de boquinha de peixe. O nariz da criança não encosta no seio da mamãe e o bebê respira livremente. E a bochecha do bebê enche quando ele suga o leite.

(imagem retirada da internet)

 

Não precisa exagerar na higienização das mamas

Não há a necessidade de usar sabonetes, óleos e outros produtos para lavar os mamilos. Já que estes produtos podem eliminar as substâncias naturais que protegem e hidratam os mamilos e a aréola. Entretanto, é fundamental higienizar as mamas com água durante o banho, afim de evitar candidíase mamária e demais infecções.

 

Converse com a sua enfermeira(o) e o seu médico(a)

Buscar informações e orientações com os profissionais de saúde é importante. Converse com o enfermeiro(a) e com o médico(a) que está realizando o acompanhamento do seu pós-parto e o crescimento e desenvolvimento do bebê. Não esqueça de manter as vacinas da criança em dia e de seguir as recomendações dos profissionais de saúde.

 

Vamos deixar aqui para você mais dois vídeos para complementar as informações que você recebeu nesta postagem.

 

 

Gostou das nossas dicas? Curta nossa página no Facebook para estar por dentro das novidades. Acesse a Mega Loja do Bebê para aproveitar nossas ofertas e promoções.

 

Fontes:
Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos.  Dicas para garantir uma boa amamentação para o seu bebê. Fundação ABRINQ, 31 de jul. de 2020. < https://www.fadc.org.br/noticias/dicas-boa-amamentacao-bebe >
BELTRAME, B. Posição correta para amamentação. Tua Saúde, agosto de 2021. < https://www.tuasaude.com/posicao-correta-para-a-amamentacao >
FURUKAWA, P. A importância da pega correta do bebê na amamentação. Amare Pediatria Especializada 07 de jun. 2018. < https://amarepediatria.com.br/blog/importancia-da-pega-correta-do-bebe-na-amamentacao/ >
 

By

Deixe uma resposta