Tudo que você precisa saber sobre o Berço. Aprenda aqui!

São tantos modelos que até nos perdemos na hora de escolher, o mais comum é o padrão americano que tem 1,30m de comprimento por 0,70m de largura. Essa medida é feita na parte interna do berço para que sirva de referência ao colchão, com a grade e acessórios pode ultrapassar os 1,50m por 0,80m. Mas não todos que compram o berço padrão americano, algumas mães procuram berço tamanho nacional 1,30 por 0,60m e outras mandam fazer por encomenda em tamanhos específicos. De qualquer forma é muito importante saber tais medidas pois as vezes podemos ter pouco espaço em nosso quarto.

 

  • SELO QUE GARANTE A QUALIDADE DO BERÇO: A partir de dezembro de 2012, os berços fábrica fora do Brasil tem que atender os requisitos do Inmetro. Alguns deles estão isentos do selo como os berços hospitalares ou de movimento pendular de balanço. E desde Junho de 2014 o selo foi exigido para os móveis para saber se é confiável, é de grande importância verificar se acompanha o manual de montagem em português com instruções claras de montagem.

 

  • QUAIS CRITÉRIOS DE SEGURANÇA O BERÇO DEVE SEGUIR?
    Algumas medidas são imprescindíveis, como a grade tem que ter no máximo 6,5cm para que evite que o bebê ponha a cabeça no vão. O Inmetro determina também que o estrado não deve ter mais de 2,5 cm. Justamente para a criança não ter como prender mãos ou pés. O Estrado e a lateral do berço deve ter no mínimo 60 cm para evitar que o bebê consiga pular para fora do berço. Procure berços com bom acabamento, pontas arredondadas com poucas peças que possam soltar e se tiver rodinhas pelo menos 2 delas precisam ter travas para dar estabilidade para o berço.

 

  • ATÉ QUE IDADE A CRIANÇA DEVE DORMIR NO BERÇO?
    Algumas crianças com 1 ano e 1 ano e meio já podem dormir em camas com grades laterais e outras até os 3 anos. Com relação a berços desmontáveis para viagem, fique atento a indicação impressa na embalagem. Vale ressaltar que para a mudança do berço para a cama ocorra quando a criança dorme a noite inteira, pois se não pode acabar saindo da cama e andar pela casa à noite ou indo para os quarto dos país.

 

  • POR QUESTÃO DE TRADIÇÃO OU DE ECONOMIA, PODE SER USADO UM BERÇO ANTIGO?
    Não existe um prazo de validade para móveis, no entanto é preciso ficar atento as condições para preservar a segurança do bebê como parafusos frouxos, fiapos de madeira e tinta desbotando ou soltando. Fora que os berços fabricados a muito tempo podem estar fora dos padrões de segurança.

 

  • POSSO MANDAR UM MARCENEIRO FAZER O BERÇO?
    Sim, pode, desde que ele siga toda as normas exigidas pelo Inmetro. Para não se esquecer de nada, é bom imprimir as normas ABNT e entregar para o profissional que vai fazer o móvel. É bom verificar qual madeira será usada, a tinta não pode ser tóxica com metais pesados como chumbo. Os parafusos tem estar bem rentes a madeira de preferência com proteção a cabeça tudo pensando na segurança do bebê.

 

  • BERÇOS DESMONTÁVEIS SÃO SEGUROS E PODEM SER USADOS NO DIA-A-DIA?
    Não tem problema nenhum em usa-los em casa. Apenas precisa ter cuidado na hora de guardar o produto para evitar poeira e umidade. Dica legal é usar aqueles que possuem visor lateral que permite que a criança seja vigiada mais facilmente.

 

  • VALE A PENA COMPRAR UM BERÇO COM ANTI-REFLUXO?
    Esse sistema que fica parte elevada é ótimo para evitar que a criança tenha uma regurgitação, o que é bem comum nos primeiros meses de vida do bebê, no entanto não é algo obrigatório.

 

  • ALÉM DA SEGURANÇA, O QUE MAIS PRECISO ME ATENTAR NA HORA DA COMPRA?
    A questão do espaço é essencial na hora da escolha do berço. Se o quarto é pequeno procure berços com trocadores, gaveteiros ou até cômodas acopladas para ganhar espaço.

 

  • QUAL O MELHOR LUGAR PARA O BERÇO NO QUARTO: O melhor para se colocar o berço é um local de fácil acesso que não atrapalhe a passagem, vale como dica por próximo a poltrona para fica mais fácil a vida da mãe na hora de amamentar.

 

  • MOSQUITEIRO FAZ MAL PARA O BEBÊ?
    Não apresenta mal nenhum para o bebê, porém tem que cuidar para não ser algo que acumule poeira, podendo fazer a criança tem alergia ele é indispensável na hora de proteger contra os mosquitos e pernilongos. Não ache que só porque tem tela na janela que ele estará protegido pois os insetos podem entrar pela porta do quarto, e você mãe não vai deixar a porta fechada do quarto direto.

 

  • DEVO COMPRAR PROTETOR DE BERÇO/KIT BERÇO?
    Ele sem sombra de dúvidas dá todo um charme para o quarto do bebê e todo conforto que o modelo escolhido pode proporcionar, além de tudo evita do bebê bater nas grades do berço que são partes rígidas, dessa forma, o kit berço garante a segurança do bebê.

 

  • COMO ESCOLHER O COLCHÃO CERTO?
    De acordo com estudos a espuma ideal para os bebês é a D18, lembrando que na hora da escolha não pode ser muito duro e nem muito mole o colchão. Quando a criança estiver mais crescida o modelo de densidade muda já passa para o D23 que é recomendado para quem tem menos de 50 kg.

 

  • QUESTÃO DA GRADE MÓVEL, É PERIGO PARA A CRIANÇA?
    Nesse quesito é responsabilidade dos pais prestar atenção em não deixar a grade abaixada quando a criança estiver no berço. Ver na hora de comprar o berço se é difícil o bastante para o bebê não conseguir abaixar a grade sozinha.

 

  • BERÇO PARA GÊMEOS: Não recomendado deixa os 2 no mesmo móvel. Pois pode acontecer de ambos se enrolarem ou se baterem durante o sono, como também pode comprometer o conforto de ambos os pequeninos. Caso o quarto seja pequeno, existem os mini berços que também existem opções de enxovais para eles.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This