Tudo que você precisa saber para montar o enxoval do bebê

Desde o momento da confirmação da gravidez, a ansiedade pela chegada do filho marca a vida do casal. Aos poucos começam a ser feitas as mudanças e preparativos no lar além das primeiras compras de roupas e sapatinhos. 

É justamente o enxoval do bebê que exige mais cuidados, pesquisa e planejamento para evitar deslizes com produtos que você nem mesmo usará.

Foi pensando nisso que preparamos este guia para lhe ajudar com o que não pode faltar no enxoval além de outras dicas sobre ele. Acompanhe!

Planejando o enxoval do bebê

Com a euforia pela chegada de um filho, é natural que você queira adiantar o máximo de itens do enxoval do bebê. Antes de tomar qualquer decisão, é preciso sentar e definir o que você de fato precisa para evitar agir por impulso, mas sim por planejamento.

Esse é um passo importante não apenas para estabelecer prioridades, mas principalmente para evitar gastos supérfluos e itens repetidos.

Você pode elaborar uma lista com todos os produtos que você vai precisar antes da chegada do recém-nascido e aqueles que poderá adquirir depois, por exemplo.

Se desejar, também pode incluir, nesse planejamento, quais serão as alterações físicas no seu lar para a chegada do seu filho, especialmente no quarto dele, o que evita atrasos e imprevistos.

O que não pode faltar 

Quando você começar a listar o que vai precisar para o enxoval do bebê, vai ser normal ter dúvidas sobre o que realmente é necessário e o que é dispensável.

E esse tipo de questionamento vai perdurar durante muitas escolhas, especialmente as que dizem respeito ao conforto, higiene e comodidade da criança. Para lhe ajudar, vamos elencar os principais itens que não podem faltar. Pegue a caneta e anote!

Peças para a maternidade

Essa é uma etapa que demanda um preparo especial, incluindo produtos específicos para as mães e os filhos como, por exemplo: sutiã de amamentação, cintas ou bermudas compressoras, protetores para os seios, pijama com abertura frontal e calcinha pós-parto.

Já para o bebê: 6 macacões, 6 mijões, 8 pares de meia, 1 saída maternidade, 2 casacos, 2 mantas, 6 camisetas e 6 bodies todos no tamanho RN (recém-nascido).

Higiene e saúde

Esse é o momento de pensar nos produtos que vão integrar a necessaire da criança, tanto para os momentos que vocês saírem juntos, tanto o kit higiene que deve ficar em casa.

São eles: potes de algodão, garrafa térmica, fraldas com quantidade crescente de RN para GG, lenços umedecidos, creme contra assaduras, bastonetes de algodão, sabonete e shampoo líquidos hipoalergênicos, banheira com suporte, vaporizador, inalador, termômetro e antiderrapante para a banheira.

Roupas e itens de cama e banho

São os itens indispensáveis para você montar o kit berço e para garantir o conforto do neném no pós-banho: toalhas, roupões com capuz, toalhas de fralda, babadores, fraldas de ombro, cobertor, trocador para a cômoda, protetores de colchão, fronhas e lençóis avulsos, saia para berço, mosquiteiros, travesseiro antissufocante, cueiros, jogos de lençol, porta fraldas, protetores laterais, pezeira e cabeceira.

Vestuário

Antes de começar a planejar os itens aqui é importante se atentar ao clima da sua cidade. Isso porque ambientes mais quentes requerem peças mais leves que permitam a transpiração da pele.

Em contrapartida, lugares mais frios demandam uma maior proteção, especialmente para evitar resfriados e gripes.

Se você mora em um local de clima ameno, pode investir em: 4 casaquinhos tamanho P e M, 8 pares de meia com numeração 13 ao 18, 8 mijões tamanho P e M, 6 macacões, 6 bodies, 6 camisetas, 6, conjuntos, 2 bonés e 2 chapéus para o verão e 2 gorrinhos e 2 pares de luvas para o inverno.

Quais itens precisam ser preparados antes da chegada do neném

Apesar de você poder preparar praticamente tudo do enxoval do bebê antes dele nascer, apenas alguns itens são indispensáveis de já estarem prontos. Um deles é o kit para a maternidade que descrevemos há pouco.

Afinal, por mais que se possa supor a data do nascimento, a criança pode vir a nascer antes e estar precavido é fundamental. 

Outros exemplos dizem respeito ao quarto do neném, como o berço, o colchão, a poltrona de amamentação e a cômoda ou roupeiro para guardar roupinhas e acessórios dele.

Um cuidado importante quanto aos móveis é que você deve adquiri-los sempre com antecedência, assim o prazo de entrega não passa a estimativa do parto e você pode equipar o ambiente com tranquilidade.

Como não perder roupas e outros itens de vestuário devido ao tamanho

Resistir às roupinhas de bebê, aos sapatos, aos gorros e demais acessórios provavelmente será uma das maiores provas que você vai enfrentar tanto durante a gravidez como depois que o seu filho nascer.

Isso porque a variedade de modelos, cores e formatos são apaixonantes e você pode facilmente acabar adquirindo muito mais peças do que de fato precisa.

Como resultado, os excessos vão se acumulando — muitas vezes até sem uso — e não demora para que diversos itens comecem a ficar inutilizáveis, principalmente por causa do tamanho.

Especialmente porque durante os primeiros meses de vida a criança se desenvolve e cresce bastante rápido e as roupas de tamanho RN (recém-nascido) podem acabar apertadas e desconfortáveis no pequeno.

Por essa razão, tenha sempre em mente que o enxoval do bebê deve ser feito de forma consciente, seguindo o seu planejamento, pensando sempre no seu bolso e na funcionalidade de cada produto.

Ou seja, evite priorizar essa fase para compras de roupas, mas sim investir em peças e afins com um ou dois tamanhos maiores, o que aumenta o seu período de uso. Essa dica também serve para o consumo de fraldas descartáveis.

Agora que você já sabe o que não pode faltar no enxoval do bebê e a importância de planejá-lo com antecedência para prevenir excessos e gastos desnecessários, aplique nossas dicas na prática e monte o seu de forma funcional, inteligente e econômica!

Gostou de ler mais sobre o assunto? Então não deixe de assinar nossa newsletter para receber outras sugestões exclusivas sobre o universo infantil!

Comments (2)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This