Roupa de saída de maternidade: o que a criança deve usar?

Desde a descoberta da gravidez, a chegada do bebê é um momento muito esperado pelas famílias. As futuras mamães costumam se preparar bastante para o momento do parto. Mas, e quando for a hora de ir para casa? Qual a melhor roupa de saída da maternidade? Essa questão, muitas vezes, é deixada de lado.

No entanto, esse momento é um marco importante para a família, já que o bebê, pela primeira vez, sairá para o mundo. É por conta desse simbolismo que planejar a roupinha do bebê é tão importante: assim, em seu primeiro passeio, ele estará cercado de boas energias, muito amor e cuidado.

Por conta disso, há diversas superstições a respeito dos modelos e especialmente das cores que serão usadas, pois cada uma tem um significado todo especial. Enquanto algumas mamães optam por vestir os bebês inteiro da mesma cor, outras focam suas atenções em uma peça, como o tradicional sapatinho vermelho. 

E você, já sabe qual será a roupa de saída da maternidade que seu filho usará? Não? Então acompanhe este post e confira algumas sugestões!

A lenda do sapatinho vermelho

A superstição em torno do adereço remonta ao povo cigano e é cercada de simbolismo. Segundo a lenda, cada bebê escolhe um casal para ser seus pais. No entanto, havia uma criança muito preocupada com essa experiência. Percebendo a angústia do pequeno, a Mestra (cujo dom era sentir todas as coisas) tocou a sua cabeça e disse a ele para ter confiança, que ela o enviaria um amuleto para garantir a sua felicidade.

O bebê nasceu em uma família de ciganos europeus e o primeiro presente que recebeu foi um par de sapatinhos vermelhos. A criança cresceu, tornando-se muito conhecida e respeitada, e o sapatinho — que levou consigo durante toda a vida — virou um símbolo de prosperidade. Desde então a lenda ganhou força e se difundiu por todo o mundo.  

Há mães que preferem transpor a história para outros itens do vestuário, como mantas ou macacões, comuns hoje em dia e muito práticos para a saída do hospital. A cor é uma das mais utilizadas pelas famílias e, além da superstição, uma grande influência para isso é a preferência de celebridades em vestir seus filhos de vermelho ao sair da maternidade. 

No entanto, como cada casal tem suas inclinações e gostos, cabe a ele decidir qual cor e modelo serão os melhores. 

O significado das cores

Como já adiantamos na introdução, cada cor tem um significado. Com isso em mente, você deve estar se perguntando qual a melhor escolhe para um momento tão especial, não é mesmo? Para ajudá-lo, listamos abaixo diversas tonalidades e suas respectivas representações. Confira! 

Vermelho

Você já viu no tópico sobre a lenda do sapatinho que esta é a cor mais utilizada para as roupas de saída de maternidade, só falta saber o que ela simboliza: o amor e a força. Se, entre outras coisas, você deseja proteção, felicidade e saúde para o bebê, esse é o tom!

Não há um motivo específico para essa ser a cor mais utilizada pelas mamães, mas sua popularidade está muito atrelada à lenda do sapatinho vermelho. Por ser um tom que fica bem tanto em meninas quanto em meninos, é versátil e boa para combinações com outras tonalidades,  como azul e branco, por exemplo.

Azul

O azul representa tranquilidade e equilíbrio. E não é apenas nas roupas dos bebês: por estar diretamente ligada à água, atribuem-se essas características à cor e às suas variações. O azul é uma boa opção para ser usado em uma roupinha monocromática ou para misturar outros tons, sejam claros, escuros ou neutros (como branco, bege e creme).

Branco

É o símbolo universal da paz. Também representa a pureza, o que traduz de forma significativa a chegada do novo membro e sua saída da maternidade. Além disso, por ser uma cor neutra, todas as demais são bem-vindas e ficam incríveis com o branco

Para que o momento fique mais alegre, você pode, por exemplo, optar por uma roupinha colorida e usar o branco em mantas, sapatinhos e, no caso das meninas, adereços para o cabelo.

Rosa

O romantismo do rosa, que significa suavidade e delicadeza, é perfeito para compor o visual dos bebês em seus primeiros dias. E foi-se o tempo em que o rosa era apenas ligado ao universo feminino! Se você quer seu filho — independente do gênero — vá para casa repleto de amor e leveza, essa é a sua cor!

Lilás

Na carona do rosa, vem a cor lilás, que está intimamente ligada à espiritualidade. Representa sentimentos de purificação.

Amarelo

A tradicional cor da fortuna e da prosperidade traz ao bebê desejos de sucesso e sorte. O amarelo pode ser usado por meninos e meninas.

Verde

cor da esperança traz ao bebê a aspiração de dias felizes e muitas energias positivas. É também o desejo de sorte e prosperidade ao recém-nascido.

A sua cor predileta

Apesar de toda a simbologia que as cores carregam e que transportam para as vestimentas das crianças, o fato de optar por uma (ou várias) em detrimento de outra é completamente normal. Afinal, para você talvez outro tom seja tomado de um significado que faça mais sentido para você durante esse momento.

Por isso, também se sinta à vontade para utilizar combinações e outras cores, pois certamente o desejo de energias positivas e boas vibrações será exatamente o mesmo daquelas famílias que optarem pelas simbologias tradicionais.

Independente da escolha pela roupa de saída de maternidade, o que importa é que seu filho será bem-vindo. A forma como estará vestido nesse momento é uma escolha pessoa e cabe a cada mãe e pai definirem o estilo adotado para ir para casa. Portanto aposte nas suas preferências e confie no seu instinto!

Gostou das nossas dicas sobre as cores e suas representações? Então entre em contato conosco! Temos inúmeros modelos para a saída da maternidade, além de acessórios, itens para enxoval, móveis e  demais utilidades para esse momento tão especial da sua família!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This