Conheça diferentes estilos de macacão para bebê e como escolher

Um dos momentos mais bacanas da gravidez é comprar roupinhas para o enxoval do bebê. São tantas opções lindas que fica difícil não levar a loja inteira. E, entre vários tipos, o macacão é um dos mais úteis: ele é prático, confortável e protege o corpinho todo da criança ― além de ser lindo, claro!

Quer conhecer os diferentes tipos de macacão para bebê disponíveis no mercado? Então confira este post que preparamos para você:

Quais são os tipos de macacão para bebê?

Modelos

Cada estilo de macacão para bebê deve ser usado em uma ocasião específica. O ideal é que você tenha um tipo de cada. Conheça mais sobre as características dos modelos:

Com manga

As mangas longas são perfeitas para proteger a criança contra o frio e as picadas de inseto. Já as mangas curtas são mais fresquinhas e ideais para um passeio à tarde, em um dia mais ameno.

Sem manga

O macacão sem manga só deve ser usado em dias quentes e em passeios ao ar livre, pois não protege adequadamente os bracinhos da criança. Nesse caso, o repelente não deve ser esquecido.

Com pezinhos

Ideal para o frio, a peça com pezinhos protege mais o bebê, pois a perna da calça não sobe com tanta facilidade. Além disso, dispensa o uso de sapatinhos. No entanto, a sua utilidade acaba sendo menor, já que ela fica rapidamente pequena para a criança.

Esse tipo de modelo é ideal para recém-nascidos justamente por substituir os sapatinhos.

Sem pezinhos

O macacão sem pés é ideal para épocas e locais mais amenos, já que a perninha tende a subir com facilidade. A sua vantagem é que o bebê pode utilizá-la por mais tempo.

Com bermuda

Ideal para o verão. O macacão com uma bermuda no lugar da tradicional calça é perfeito para dias mais quentes, passeios ao ar livre e festinhas de crianças. No entanto, não deve ser usado em dias frios.

Ele é melhor para bebês com mais de 6 meses, que já não são tão afetados pela mudança de temperatura. No entanto, isso não impede que seu recém-nascido também o use.

Estampas

Lisas

Roupas sem estampas são mais fáceis de encontrar, além de poderem ser de todas as cores e de não deixarem o visual da criança carregado. Evite apenas a cor preta, que, além de pesada, deixa o macacão muito quente por absorver os raios de sol.

Animal print

Essa é para mamães mais ousadas: além de divertida, a estampa animal print pode ter um ar lúdico. Já pensou como sua filha vai ficar fofa com um macacão com estampa de oncinha?

Esse tipo de estampa combina mais com meninas.

Listras

A estampa listrada é mais tradicional e nunca sai de moda. Clássica e unissex, fica bem tanto em meninos quanto em meninas. Experimente peças com listras em tons pastel (azul, rosa, verde e amarelo) coordenadas com branco.

Quadriculado

Todo bebê tem que ter uma roupinha quadriculada! Ela é linda e pode ser usada em qualquer situação. Mantenha a ideia das listras: uma cor pastel somada ao branco.

Tranças

Nesse caso, não nos referimos a uma estampa, e sim à textura. O desenho de tranças também é bem tradicional e costuma ser encontrado em peças de tecido mais grosso. Portanto, reserve a roupinha para festas em dias mais frios.

Desenhos diversos

Estampas com personagens ou outros tipos de desenhos são sempre lúdicas e, portanto, devem estar presentes no enxoval do seu bebê. Você pode encontrar todo o tipo de desenho, desde personagens conhecidos até o clássico floral.

Não há restrição de uso para essa peça. Veja apenas se as mangas, as pernas e o tecido estão adequados ao clima e ao ambiente.

Como escolher o macacão ideal para o meu bebê?

Tecido

O ideal é que a peça seja 100% algodão, tecido natural e de menor custo em relação a outros do mesmo tipo. Além de mais confortável, ele não esquenta demais e permite que a pele do bebê respire, absorvendo o suor nos dias de verão. Você pode deixá-lo brincar à vontade, sem se preocupar com assaduras.

É bem fácil encontrar macacões de algodão antialérgico, que são ainda melhores para a saúde da criança.

Tamanho

A peça precisa ser confortável. Portanto, evite modelos muito justos. Mesmo os mais fechados devem ser um pouco folgados para que a criança não se sinta sufocada.

Dê preferência a macacões com abertura na frente — com botões, velcros e colchetes —, que são mais fáceis de vestir e de despir.

Evite laços, que podem enganchar nas mãozinhas, e preste atenção na movimentação da criança enquanto ele está vestindo o macacão.

Escolha modelos de 1 a 2 tamanhos maiores que o seu bebê. Assim, fica mais fácil saber quando ele vai perder a peça.

Quantidade

O macacão é a peça ideal para um recém-nascido. Por isso, o ideal é que ele tenha um bom número de modelos.

A preferência é para, no mínimo, 6. Primeiramente, porque nessa fase os bebês se sujam com muita facilidade. Além disso, o crescimento é acelerado. Portanto, você vai perder as peças rapidamente.

Por fim, bebês sofrem bastante com a variação de temperatura, então é bom ter roupinhas para dias quentes, amenos e frios.

Botões

Roupinhas com botões embaixo facilitam muito a vida da mamãe na hora de trocar a fralda. Em dias muito frios, você não precisa retirar a peça toda da criança para remover a fralda suja.

Além disso, o bebê não engancha o bracinho (como acontece com os laços), e você não perde tempo na mudança de roupas.

Não importa qual a frase do seu neném, ter um macacão é muito importante no enxoval. Além de fácil de vestir e tirar, o neném fica confortável, pode se mover com facilidade e fica protegido contra mudanças de temperatura e picadas de insetos.

Tenha sempre um bom número de peças no armário do bebê, combinado? Isso vai te salvar em diversas ocasiões!

Agora que você já sabe como escolher o melhor macacão para bebê, entre em contato com a Mega Loja do Bebê e encontre o modelo ideal para o seu filho!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This