Como fazer um bebê parar de chorar? Descubra aqui!

Bebê C
  • Facebook
  • Twitter
  • Google+
  • LinkedIn

Os primeiros meses com um bebê pequeno em casa costumam ser um período de adaptação e constante aprendizado, especialmente quanto aos motivos do seu choro. Afinal, ele pode ser causado por diversos fatores, como fome, cansaço, cólicas, incômodo com os estímulos ao redor, necessidade de colo ou medo. Desse modo, muitos pais se perguntam constantemente como resolver o problema do filho, e como fazer bebê o parar de chorar.

Pensando nessa questão, reunimos algumas dicas que vão ajudá-la na tarefa de tranquilizar a criança de forma mais rápida e prática e, assim, garantir um dia mais sereno e com menos estresse para você. Acompanhe!

Enrole-o numa manta

A primeira dica é enrolar todo o corpo do bebê em uma manta, formando uma espécie de tubo em volta do seu corpo. Isso porque a pressão dessa peça enquanto o envolve ajudar a recriar a sensação de quando ele estava no útero, ou seja, de ambiente mais aquecido e apertado (embora confortável ao mesmo tempo).

Por conta disso, ele se sente automaticamente mais seguro e começa a relaxar. Contudo, caso seu filho seja mais ativo, é possível incrementar essa técnica adotando uma manta mais comprida ou um carregador de bebê, que nada mais é do que um tecido alongado.

Independente da opção escolhida, basta utilizar a peça para dar voltas entre o seu peito e as costas, e, assim, carregar o neném no vácuo que é formado. Desse modo, o bebê terá além lembrança da proteção uterina, um maior contato com o seu corpo, ou seja, ouvirá as batidas do seu coração e sentirá o seu cheiro — algo que também ajuda a reconfortá-lo.

Faça uma massagem

  • Facebook
  • Twitter
  • Google+
  • LinkedIn

Além do método anterior, você também pode massagear a criança quando ela estiver chorando. Isso porque fora o contato físico, que é essencial para aumentar os laços e instigar as respostas motoras dele, em especial dos membros superiores, a massagem impacta diretamente o bem-estar do bebê.

Grande parte disso se deve a eliminação das tensões musculares, quando ele está nervoso e agitado, e do alívio que os movimentos feitos com sua mão proporcionam nas regiões que estão doloridas ou sensíveis, como o peito, a barriga ou a cabeça.

Todavia, antes de iniciar a massagem, lembre-se de colocá-lo sobre uma superfície confortável, como o trocador. Ademais, deve-se retirar o excesso de peças de roupas, deixando-o apenas de mijão ou fralda e utilizar um óleo corporal hipoalergênico.

Desse modo, evita-se atritos, inflamações ou irritações na pele da criança, que ainda é bastante sensível nos primeiros meses de vida. Por fim, mantenha sempre o mesmo ritmo de movimentos circulares de dentro para fora sem pressionar ou apertar nenhuma área, a fim de não machucar seu filho!

Embale o bebê

Outra dica útil sobre como fazer o bebê parar de chorar é embalá-lo, visto que isso o conforta, aumenta a sensação de segurança dele e o aproxima de você — estreitando ainda mais os laços entre vocês. E sabe o que é melhor? É possível fazer isso de diversas formas, por exemplo:

  • sentada em uma cadeira de balanço com o bebê no colo;

  • deitada em uma rede com o neném abraçado a você;

  • andando de um lado para o outro com ele nos seus braços.

Por ser um método bastante eficiente para acalmar recém-nascidos, não é de se surpreender que eles acabem adormecendo durante o processo. Porém, apesar de óbvio, é importante ressaltar que embalar o seu filho não é o mesmo que sacudi-lo ou chacoalhá-lo.

Afinal, ambos os atos podem causar sérios problemas, como danos físicos e motores, motivados por lesões na coluna e no cérebro do pequeno. Por isso, lembre-se: o ideal são apenas leves, gentis e sincronizados movimentos de vai e vem.

Dê a ele uma chupeta

Uma alternativa que também é bastante eficiente em cessar o choro do neném é dar uma chupeta para ele. O motivo? O ato de sugar o bico ajuda a acalmá-lo, pois promove:

  • o relaxamento da musculatura;

  • a melhora da circulação sanguínea;

  • a diminuição do ritmo cardíaco; e

  • o aumento da liberação de endorfina no organismo.

Dessa forma, ele apresenta uma sensação de bem-estar físico e mental instantânea. Outro ponto positivo é que se o bebê já tem por volta de seis meses e os primeiros dentes começaram a nascer, a chupeta vai aliviar os incômodos dessa etapa, como é o caso da dor e coceira. 

Emita um ruído branco perto do neném

A última dica sobre como fazer bebê para de chorar é emitir um ruído branco próximo a ele. “Mas que tipo de som é esse?”, você deve estar se perguntando. Bem, ele é o barulho da chuva, das ondas que se chocam na areia, do ventilador, da TV fora de área, do ar e alguns outros, que podem ser reproduzidos por vídeo ou aplicativos.

Todos esses exemplos têm a mesma característica: o ruído produzido é mantido sempre com a mesma intensidade, o que ajuda a acalmar o sistema nervoso central do recém-nascido e, ademais, ainda o induz o sono — como mostra o artigo no BMJ Journals, que é promovido pela Royal College of Paediatrics and Child Health for Continued Professional Development.

O motivo disso é que o neném, enquanto ainda estava sendo gerado na sua barriga, era exposto constantemente a esse tipo de frequência dentro do útero, graças ao líquido amniótico. Logo, escutar um ruído similar provoca nele a sensação de conforto e segurança. Curioso, não é mesmo? 

Como você viu, existem diversas maneiras de fazer bebê parar de chorar. Portanto, experimente todas elas e encontre aquela que mais se adequa a você e o seu filho. Porém, fique atento caso o choro perdure ou seja muito agudo, pois pode indicar algum problema de saúde mais sério com ele. Em casos assim, é indispensável procurar atendimento médico, principalmente de um pediatra, imediatamente.

E então, nossas dicas funcionaram com o seu filho e você aprendeu como fazer o bebê parar de chorar? Conte pra gente nos comentários: existem outras técnicas que você conhece ou usa e que possuam o mesmo efeito das que listamos neste post?

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This