Acessórios para o quarto do bebê: 7 opções para facilitar sua vida

A maternidade em si traz, durante todo o processo, milhares de momentos prazerosos para toda a família, mas, durante a gravidez, um deles certamente é a escolha dos acessórios para o quarto do bebê. Eles é que farão toda a diferença na decoração do ambiente, dando aquele toque infantil que derrete os corações.

É impossível não se encantar pela quantidade de produtos que o mercado oferece em termos de acessórios, principalmente para o primeiro ano de vida da criança, que demanda uma centena de cuidados especiais. Por conta das infinitas possibilidades de objetos, é possível montar um quarto para o novo membro da família do seu jeitinho e superconfortável, como você sempre sonhou!

No entanto, é preciso ter atenção, pois nem só de fofurices vive o quarto do bebê. Será necessário também que haja preocupação com outras questões, como segurança do ambiente e a facilidade de ter tudo à mão. Dessa forma alguns itens devem ser pensados priorizando a organização, a limpeza e a praticidade do espaço. 

Lembre-se de que o bebê passará muitos momentos no quartinho, então tê-lo organizado vai otimizar a sua ação diante das necessidades do pequeno. Tudo isso sem perder a ternura, a cor e a personalidade do ambiente!

Ficou em dúvida sobre o que pode ajudá-la na hora de preparar o quarto para o seu bebê? Então confira a seguir algumas dicas de acessórios que vão auxiliar nos cuidados com o seu bebezinho e aproveitar ao máximo essa fase tão apaixonante da vida!

1. Tapetes

À primeira vista esse pode parecer um item superficial, mas tenha certeza que não é. O tapete dá conforto ao quarto, dando aquele ar de aconchego. Além disso, é preciso pensar também no conforto da mãe, pois ela é que passará boa parte do tempo envolvida com os cuidados da criança, principalmente em relação à amamentação.

Portanto, sentir conforto nos pés é um “carinho” para a mamãe. Além disso, os tapetes podem servir como amparo para possíveis quedas de utensílios, facilitando a limpeza se algum imprevisto acontecer.

2. Abajur

Uma das preocupações que você deve ter na hora de escolher os itens para o quarto do bebê é relativa à iluminação do local. Durante o dia, prefira a luz natural, mas, durante as horas de soneca do pequeno, que são muitas, principalmente nos primeiros meses de vida, utilize um abajur para diminuir a claridade do quarto, dando maior conforto ao sono da criança.

Esse acessório também será um diferencial à noite pois a ajudará a acalmar o bebê. Como é hora de desacelerar, a luz do abajur tem efeito calmante, diferente da luz direta, que pode agitá-lo. Além disso, para as mamães que preferem uma luz indireta à escuridão da madrugada, o abajur é uma boa opção para iluminar o ambiente de maneira discreta.

Utilizando esse acessório, a claridade acaba sendo suficiente apenas para a criança não se assustar com um ambiente totalmente escuro e a mãe possa se guiar no quarto à noite, pois, às vezes, o sono pode “desorientar” o responsável ao atender o bebê durante a madrugada — ainda mais nos primeiros meses de vida, em que ele acorda muitas vezes para mamar.

3. Trocador

Talvez esse seja um dos acessórios para o quarto do bebê mais importantes, pois você vai utilizá-lo muitas e muitas vezes. O trocador é um dos lugares onde o que deve reinar é a praticidade, portanto, além do trocador em si, é importante que todos os itens para a troca de fraldas fiquem à mão.

Há diversas opções de trocadores, dos multicoloridos aos mais básicos. Tudo vai depender da decoração que você planejou para o quarto, mas o ideal, nesse caso, é pensar, primeiramente, na segurança do bebê.

Há trocadores mais simples, que são planos, acolchoados e geralmente revestidos por um material plástico, para ajudar na limpeza caso escape xixi ou cocô durante a troca. No entanto, hoje em dia há modelos que mantêm as características do trocador convencional mas possuem bordas em curva para cima, o que dificulta que o bebê role de um lado para outro, evitando uma possível queda.

4. Farmacinha

Apesar do nome remeter à medicação, a farmacinha possui itens relacionados aos remédios, mas, principalmente, produtos higiênicos para o bebê. É na farmacinha que você terá artigos, como algodão, lenços umedecidos, sabonete líquido, álcool e pomada para tratamento de assaduras, por exemplo.

Alguns itens básicos relacionados à saúde você pode deixar disponíveis na farmacinha, como termômetro, curativos, conta-gotas, esparadrapos e copos para medições, por exemplo. As preocupações relacionadas à saúde do bebê certamente tiram o sono das famílias, mas é primordial evitar a automedicação.

Portanto, a qualquer sinal de mal-estar, antes de tudo, é preciso levar o pequeno ao pediatra para que ele diagnostique e medique de maneira correta. Jamais dê remédios ao bebê sem orientação. Você pode até ter alguns medicamentos em casa, mas só os administre com autorização do médico.

5. Porta-cotonetes

Os porta-cotonetes são altamente práticos para se ter à mão no quartinho do bebê. Serve para diferentes utilidades além da de limpar os ouvidos do pequeno. Você pode utilizar os bastonetes para fazer limpezas mais delicadas nas dobrinhas ou retirar secreção dos olhinhos. Por conta disso, tenha sempre um desses à mão.

6. Garrafa térmica

Ter água morna à disposição para as trocas é importantíssimo, principalmente para os primeiros meses do bebê. A água em temperatura ambiente pode deixar a criança desconfortável, principalmente nos dias mais frios. Dessa forma, a garrafa térmica auxilia a troca por manter a água aquecida por horas, o que evita o trabalho de esquentar a água a cada troca de fraldas.

7. Lixeira

A lixeira é muito prática para se ter próxima ao trocador, pois evita que você faça grandes deslocamentos na hora de descartar fraldas e lenços sujos. Portanto, tenha uma dessas no quarto e vá esvaziando ao longo do dia. Essa medida ajuda muito na organização do trocador, principalmente para deixar tudo limpinho para a próxima troca.

Viu como alguns acessórios para o quarto do bebê são importantíssimos para deixar tudo mais prático e organizado? Então comece já a sua pesquisa e encontre artigos que vão combinar perfeitamente com o cantinho do seu filho!

Gostou das dicas? Então confira mais macetes e outros acessórios indicados para o cuidado com o seu bebê! Com certeza você vai encontrar um ideal para facilitar o seu dia a dia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This